terça-feira, 7 de outubro de 2008

Relato de caso - Descorna cosmética em Bovino

A Descorna é uma cirurgia de conveniência efetuada para reduzir os traumatismos e os danos na pele e carcaça ocasionados por brigas. A cirurgia foi realizada em uma fêmea, mestiça (girolando), com aproximadamente 250kg. O animal foi sedado e contido. Foi realizada tricotomia adequada e a região foi lavada (fig 1) e preparada para o bloqueio local (fig 2).

Figura 1: preparo da pele do paciente para realização da cirurgia.


Figura 2: realização da anestesia local na cabeça do animal.

O local cirúrgico foi preparado, fazendo assepsia com produto a base de iodo. Uma incisão deve ser feita circundando todo o chifre e outras duas perpendiculares em locais específicos que permita que a pele seja devidamente descolada. As incisões devem ser aprofundadas até que o osso, e as bordas da incisão escavadas, fazendo uma dissecção fina. A incisão caudal é escavada o suficiente para permitir a colocação da serra de arame na direção ventral e aprofundando-se até a base do corno.

A serra deve assentar-se sobre o osso frontal numa distância adequada da base do corno para permitir a retirada de osso suficiente Cuidado para não seccionar o músculo auricular (localizado na direção caudo-ventral). O corno contralateral remanescente deve ser retirado de maneira idêntica.

Os locais cirúrgicos devem ser lavados com uma solução fisiológica para que qualquer poeira de ossos seja retirada. O fechamento da pele é normalmente realizado em sutura descontínua simples com fio de algodão. Nesse caso, foram aplicados antibiótico e antinflamatório, além de curativo local cicatrizante e repelente. As suturas de pele podem ser retiradas de duas a três semanas após a cirurgia.

Três erros mais comuns do cirurgião inexperiente na cirurgia de descorna cosmética:
  • Remoção excessiva de pele da base do corno;
  • Disposição inadequada da serra sobre a base do corno resultando em coto de osso;
  • Fracasso ao escavar adequadamente as bordas da pele.
Se isto acontecer, pode haver um grau variado de sinusite, juntamente com uma icatrização do ferimento por segunda intenção e o será o resultado final. Para minimizar esses riscos, é importante manter um acompanhamento pós-operatório nesses animais.

Nenhum comentário: