quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Relato de caso - Tumor de Mama em Cadela

A cadela da raça cocker spaniel, de 12 anos, foi trazida ao HUVET em Julho de 2008 com queixa de nódulos mamários. Apresentava diversos nódulos nas mamas desde o ano de 2003, quando foram realizadas citologias por PAF dos nódulos mamários e de um nódulo na cauda. O da cauda teve como resultados o nódulo da cauda como lipoma e os nódulos mamários como tumores mistos malignos. O procedimento cirúrgico foi realizado em clínica particular, onde só foi feita remoção do nódulo na cauda. O proprietário voltou com o animal ao HUVET relatando que os nódulos haviam aumentado em número e tamanho. A cadela havia sido previamente diagnosticada como cardiopata (cardiomegalia atrio-ventricular direita) e estava sendo medicada.

Foram realizados novos exames pré-operatórios afim de avaliar a condição geral do animal. Não foram constatadas quaisquer alterações, senão o aumento de volume cardíaco na radiografia torácica, o que já era esperado; Não foram detectadas metástases visíveis nem no tórax, nem na cavidade abdominal .

Pela extensão dos nódulos mamários, foi optado por realizar mastectomia radical bilateral em dois tempos cirúrgicos, pelo risco de haver deiscencia de sutura se realizássemos a cirurgia em um só tempo, pelo excesso de tensão que poderia ficar a sutura de pele, havendo até mesmo risco de necrose. Em Agosto, a cadela foi trazida ao HUVET em jejum alimentar de 24 hrs, e jejum hídrico de 12 hrs, para realizar mastectomia radical unilateral esquerda e OSH. A MPA realizada foi: morfina e midazolan, então foi feita tricotomia da região da cirurgia, em seguida a cadela foi levada ao centro cirúrgico, onde foi realizada indução anestésica com Propofol, em seguida foi realizada intubação oro-traqueal e a anestesia foi mantida através de Isoflurano e Alfentanil, também foram administrados Atracúrio(relaxante neuromuscular) e Meloxican(anti-inflamatório não esteroidal).

A cadela foi posicionada em decúbito dorsal, e então foi realizada incisão retro-umbelical longitudinal mediana, afim de realizar retirada de útero e ovários. Em seguida, a parede muscular foi suturada e o procedimento da mastectomia foi iniciado, com auxílio de bisturi eletrico para auxiliar na coagulação, e auxiliar na remoção de toda glândula mamária do lado esquerdo, juntamento com linfonodo inguinal. Uma vez retirada a glândula mamária, foi feita sutura de aproximação sub-cutanea para reduzir formação de seroma, e então foi feita a sutura de pele. Uma vez acordada da anestesia, foi realizado curativo compressivo na cadela através de fraldas e bandagens, para reduzir formação de edema, e absorver secreções liberadas na ferida cirúrgica. Honey foi liberada para casa com recomendação de uso de colar elizabetano, repouso total e restrição de espaço, e deveria voltar ao HUVET nos dias de cirurgia para realizar acompanhamento pós-operatório e curativo. Na receita foi prescrito antibiotico(cefalexina) por 10 dias, anti-inflamatório(meloxican) por 5 dias, e analgésico opióide(tramadol) por 4 dias. Não houve nenhum problema na cicatrização da ferida, e os pontos foram removidos após 10 dias da cirurgia. Na semana seguinte foram realizados novos exames de sangue, onde não foram detectadas alterações, e então a cadela foi encaminhada novamente ao centro cirúrgico para realizar o segundo tempo cirúrgico da mastectomia, onde foi realizado o mesmo protocolo anestésico, e prescrições e recomendações. Novamente não houve qualquer problema na ferida cirurgica, os pontos foram retirados em 10 dias, e o proprietário, apesar das recomendações da equipe cirúrgica de realizar quimioterapia após a mastectomia, para reduzir risco de formação de metástases, preferiu por não fazê-la, e a cadela não retornou mais ao HUVET.

Início do procedimento

Final da remoção da cadeia mamária

Sutura de Pele

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Doutores
Esta semana minha cachorrinha de 12 anos foi ao vet e foi percebido um nodulo na mama , uma das 4 ultimas, o vet indicou a castração + a retirada das 4 ultimas mamas.
Eu a levei em um segundo vet e este sugeriu a retirada total das mamas,
Ela ja tem 12 anos e estou com medo de operar ela e nao ficar mais bem, ou ate mesmo morrer na cirurgia... ajude me